O bullying divide-se em duas categorias:[1]
- bullying direto;
- bullying indireto, também conhecido como agressão social
- espalhar comentários;
- recusa em se socializar com a vítima
- intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima
- criticar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos (incluindo a etnia da vítima, religião, incapacidades etc).
A legislação jurídica do estado de São Paulo define bullying como atitudes de violência física ou psicológica, que ocorrem sem motivação evidente praticadas contra pessoas com o objetivo de intimidá-las ou agredí-las, causando dor e angústia.
Os bullies usam principalmente uma combinação de intimidação e humilhação para atormentar os outros. Abaixo, alguns exemplos das técnicas de bullying:
- Insultar a vítima; acusar sistematicamente a vítima de não servir para nada.
- Ataques físicos repetidos contra uma pessoa, seja contra o corpo dela ou propriedade.
- Interferir com a propriedade pessoal de uma pessoa, livros ou material escolar, roupas, etc, danificando-os
- Espalhar rumores negativos sobre a vítima.
- Depreciar a vítima sem qualquer motivo.
- Fazer com que a vítima faça o que ela não quer, ameaçando a vítima para seguir as ordens.
- Colocar a vítima em situação problemática com alguém (geralmente, uma autoridade), ou conseguir uma ação disciplinar contra a vítima, por algo que ela não cometeu ou que foi exagerado pelo bully.
- Fazer comentários depreciativos sobre a família de uma pessoa (particularmente a mãe), sobre o local de moradia de alguém, aparência pessoal, orientação sexual, religião, etnia, nível de renda, nacionalidade ou qualquer outra inferioridade depreendida da qual o bully tenha tomado ciência.
- Isolamento social da vítima.
- Usar as tecnologias de informação para praticar o cyberbullying (criar páginas falsas sobre a vítima em sites de relacionamento, de publicação de fotos etc).
- Chantagem.
- Expressões ameaçadoras.
- Grafitagem depreciativa.
- Usar de sarcasmo evidente para se passar por amigo (para alguém de fora) enquanto assegura o controle e a posição em relação à vítima (isto ocorre com freqüência logo após o bully avaliar que a pessoa é uma "vítima perfeita").
- Fazer que a vitima passe vergonha na frente de varias pessoas
Porque deste texto em um blog de publicações de sorteio??? Porque estou sendo vítima de bullying. Há três dias houve um desentendimento entre duas amigas e não sei porque e nem de que forma acharam que eu tivesse tramando pra prejudicar. Recebi nestes três dias 350 e-mails de uma mesma pessoa fora as mensagens deixadas no formspring e também por telefone. Sim, a pessoa conseguiu meu número de telefone. Recebi ameaças de que eu apanharia igualmente Eliza Samudio porque prejudiquei uma blogueira.
Sou blogueira a quase um ano e neste tempo conheci pessoas incríveis, sempre procuro dar retorno para quem comenta em meu blog, promovo chats pra jogar conversa fora e trocar idéias e quem me conhece sabe como gosto de ajudar, ensinar.Não passo as coisas chatas que acontecem comigo virtualmente ao meu marido e desta vez vou ter que deixá-lo a par do que está acontecendo e amanhã estarei fazendo um Boletim de Ocorrência. Já tem uma pessoa que está rastreando todos os e-mails que recebi e já imprimi os comentários que inclusive encontrei em um blog, os recados via formspring. Eu espero que seja apenas ameaça pra colocar medo e não algo que venha realmente a se cumprir.
6 comentários:
Nossa Jack, que coisa terrível. Acho que você deve mesmo fazer um boletim de ocorrência. Para que fique registrado o ocorrido. Se a pessoa continuar você entra com um processo.
Vou te mandar um e-mail para falar com você sobre nossa parceria nas quintas tá. Amanhã.
Ah, você esta linda na foto, ta loirissima :)
Beijos..
Jac,
Já te falei que meu irmão é Doutor em Engenharia da Computação e trabalha na Microsoft em Seattle nos EUA! Então, me manda por email os emails das ameaças (só que tem que ser anexo - email original sem alteração). Depois você pede um mandato judicial junto ao seu advogado e fica tranquila porque se algo te acontecer já vão saber de onde vem as ameaças e se nas ameaças tiver o nome de alguém então antes mesmo de se rastrear essa pessoa já está automaticamente sendo a responsável pelo que irá te acontecer, como uma cúmplice sabe? (tenho advogados na familia)
Me dá um alô ... que coisa horrivel! Vc é tão legal como pode ter alguem fazendo isso com vc? Não, vc nao merece amiga!
nane
;)
jac, tô nude com essa história!
Admiro muito seu trabalho no blog, você faz uma coisa fantástica, com muito carinho que não vejo estampado em outros blog deste tipo...
É, amiga (é assim que te considero), o sucesso e a felicidade alheia pode causar uma dor e sofrimento em pessoas não preparadas para lidar com o sentimento da inveja...
Você está certíssima, tornou o caso público, vai tomar providências judiciais. Caso a pessoa AINDA não saiba, essa atitude infantil pode ter consequencias bem sérias e desagradáveis para ela.
Força, bonita! Ninguém pode tirar o seu brilho. Principalmente sendo inocente.
Bjim e conte comigo sempre!
Nossa Jac, fiquei estarrecida em saber que você está sendo ameaçada. E fez bem em denunciar e melhor ainda em fazer o B.O. Este tipo de crime tem que parar, as pessoas não podem sair ameaçando os outros. E não fique esperando para ver se é verdade ou apenas brincadeira de mal gosto. Se precisar de alguma coisa, pode contar comigo. Beijos, Rose.
Querida, sei bem do que estás falando. Tbm tenho sido vítima de cyberbullying, no entanto em uma esfera muito menos que a sua (graças a Deus) e já acho isso horroroso. Sabe-se lá o que essas pessoas espalham sobre nós?
Inclusive postei um texto aqui:
http://naomeperturbem.blogspot.com/2010/07/o-cyberbullying.html
Sobre o assunto. Não temos que nos colocar em posição sensível, temos meios de nos proteger e descobrir quem envia as ameaças. Então fica tranquila, registra esse BO, imprime e guarda todas as perguntas do forms e os e-mails e os guarde em uma pasta separada no e-mail, pq através deles pode-se rastrear o IP do computador de onde foi enviado.
Um beijão e, qualquer coisa, conta comigo. Bjs
Oi Jac, amanhã vou postar um artigo que fala justamente de cyberbullying, caso queira dê uma passadinha para ler. Beijos e saúde!
Rose.
Postar um comentário